14 franciscoFrancisco Silva, agente pastoral da Comunidade de Oitizeiro (Setor Santa Cecília), foi aprovado para ingressar no Seminário Salesiano de Juazeiro do Norte/CE. Ele  revela que o processo vocacional durou dois anos, e desde então percebeu seu chamado para uma congregação religiosa e não diocesana, por isso vai para a cidade cearanse, sede formativa da congregação para esta etapa.

"Durante o processo de discernimento vocacional existe a possibilidade de ser consagrado apenas religioso e não sacerdote. Caso isso aconteça a missão acontece na Guatemala. Para aqueles que desejam serem ordenados padres, os estudos continuam no Instituto Pio XI em São Paulo. Todo o processo formativo pode levar até 11 anos", afirmou Francisco. Na segunda-feira (29) acontece missa de envio em Oitizeiro a partir das 16h e ele viaja em 02 de fevereiro.

O Setor está organizando uma campanha para ajudar na montagem de seu enxoval. Entre os itens a serem adquiridos estão: calças jeans e social (TAM 44), bermudas (TAM 44), pijamas (G), camisas sociais (TAM 3), de mangas longas, pólos, cuecas (TAM M), tênis, sapatos, sapatênis e sandália (TAM 42). Aqueles que desejarem contribuir podem entrar em contato diretamente com Francisco pelo telefone/whatsapp 84 98830-2940.


 Colaboração: Francisco Silva (Oitizeiro) e Mariceli (Nova Esperança)

Foto: santacruz.rn.gov.brA Comunidade de Nossa Senhora das Vitórias realiza Romaria ao Santuário de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz/RN no domingo (21) com saída às 6h do Planalto. Na oportunidade participarão da missa às 10h, visitarão a Matriz logo após o almoço e regressam à Ceará-Mirim.

De acordo com Josélia Silva, além de ser um momento para fortalecimento da espiritualidade dos peregrinos, o intuito é de arrecadar recursos para continuidade das obras da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias.


 Colaboração: Josélia Silva (Com. N. Sra. das Vitórias - Planalto)

Neste domingo (14) a partir das 19h na Matriz de Nossa Senhora da Conceição acontece a missa em ação de graças pelo pastoreio do Pe. José Marcos de Lima em Ceará-Mirim e respectivo envio para Riachuelo. Ele atuou como vigário paroquial desde a sua ordenação em agosto de 2016. Antes, ainda realizou seu estágio pastoral e diaconato por esta Paróquia. No fim do ano passado, foi nomeado pelo Arcebispo Metropolitano de Natal como Administrador Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em  Riachuelo e Bento Fernandes. A posse acontece na próxima quinta-feira (18) a partir das 19h na Igreja Matriz, em Riachuelo. Os interessados em participar desta celebração podem contatar Henrique Morais (99201-0725), Edilson Júnior (99123-6672) ou Nilma Maranhão (99422-5146), agentes pastorais que estão organizando caravanas para  este momento.

Já na próxima semana (21), também às 19h na Matriz é a vez de a comunidade acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Dian  Carlos de Araújo Oliveira. Ele é da Congregação dos Flhos de Santana, foi ordenado em 2011 e estava a Serviço da Paróquia de São Sebastião em Assu (Diocese de Mossoró).

04 pedianO Arcebispo Metropolitano de Natal Dom Jaime Vieira Rocha nomeou o Pe. Dian Carlos de Araújo Oliveira para assumir a função de Vigário Paroquial de Ceará-Mirim. Ele pertence à Congregação Filhos de Santana e está atualmente a serviço da Diocese de Mossoró, na Paróquia de São João Batista em Assu. 

Será acolhido pela comunidade no próximo dia 21 de janeiro em missa às 19h na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. "Nossas orações pelo êxito das funções pastorais do Pe. Dian em Ceará-Mirim, bem como do Pe. Marcos em sua nova missão em Riachuelo", afirmou o Pe. Bianor Júnior, pároco de Ceará-Mirim, através das redes sociais.

27 pemarcosO arcebispo metropolitano de Natal Dom Jaime Vieira Rocha anunciou transferência de sacerdotes nesta quarta-feira(27). O Pe. Marcos Lima, atual vigário paroquial de Ceará-Mirim, assumirá a função de Administrador Paroquial de Riachuelo. Pe. Marcos está servindo na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição desde 2014, quando iniciou seu estágio pastoral ainda como seminarista e permaneceu durante seu diaconato em 2015. Assumiu a função de vigário paroquial logo após a sua ordenação em agosto de 2016.

Em recente solenidade promovida pela Câmara Municipal recebeu o título de Cidadão Cearamirinense pelos relevantes serviços prestados à comunidade local. A posse em Riachuelo será no próximo dia 18 de janeiro de 2018.

"Agradeço ao Pe. Marcos o bem que nos fez em Ceará-Mirim e na minha vida pessoal. Votos de fecundo pastoreio ao assumir novas responsabilidades na missão. Deus abençoe e conduza", falou o Pe. Bianor Júnior, pároco de Ceará-Mirim através das redes sociais.


 Foto: Elmano Barreto (PASCOM)

20 elmano diaconatoNo dia 09 de dezembro, Elmano Barreto, agente da Pastoral da Comunicação de Ceará-Mirim e aluno da Escola Diaconal Santo Estevão da Arquidiocese de Natal, participou da solenidade de Admissão às Ordens Sacras no Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu no bairro de Nazaré, em missa presidida por Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo Metropolitano de Natal. Na oportunidade cada candidato prometeu diante do arcebispo e da sociedade, representada pelos familiares e amigos, se engajar cada vez mais nos serviços, movimentos e pastorais em suas respectivas comunidades. 

No último domingo (17), por sua vez, foi apresentado como candidato ao diaconato à comunidade paroquial de Ceará-Mirim durante à missa das 06h30 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. "Deus seja a luz a nos guiar nesta longa caminhada que temos que percorrer até o diaconato", agradeceu Elmano. Antes de se ordenar diácono permanente, Elmano ainda receberá os ministérios do leitorado e acolitato em seu processo formativo.

20 titulocidadaoAconteceu na noite de ontem na Estação Cultural Pref. Roberto Varela a Solenidade de Entrega do Título de Cidadão Cearamirinense a diversas personalidades, entre as quais o Pe. Marcos Lima (vigário paroquial de Ceará-Mirim), Álvaro Tadeu Martins (Ordem Franciscana Secular), Ir. Teresinha (Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho) e Fernando Luciano (Comunidade de São Bento). Este foi um reconhecimento do poder legislativo municipal aqueles que embora não sendo naturais da cidade prestam relevantes serviços para a comunidade em seus aspectos religiosos e sociais.

20 app2017No último fim de semana aconteceu a Assembleia Pastoral Paroquial, este ano de forma descentralizada. As atividades do sábado aconteceram nos setores territoriais e pastorais, enquanto o domingo cerca de 150 lideranças estiveram reunidas no Colégio de Santa Águeda para momento de formação e encaminhamentos. 

O tema central deste ano foi "Catequese: Caminho para o Discipulado", assessorado pelo Pe. Assis Inácio, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Serra Caiada. Em sua metodologia expôs alguns elementos do documento “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários", onde destacou a importância do querigma (1º anúncio) e da catequese em seu processo catecumenal. Na sequência, Netto Souza e o Seminarista Yago Carvalho apresentaram o projeto da Escola de Formação Litúrgica a ser desenvolvida inicialmente nos setores rurais. Serão encontros de formação para todos aqueles leigos que atuam ou desejam atuar nas celebrações de sua comunidade: leitores, ministros extraordinários da comunhão eucarística, músicos, coroinhas. Na oportunidade também foi apresentado Bruno Fernandes como novo coordenador paroquial da Pastoral Litúrgica.

Ainda, Adriano Israel, agente das pastorais Familiar e da Comunicação, apresentou o Projeto Cristonautas a partir de sua vivência no Encontro Cristonautas Internacional realizado em novembro na República Dominicana. O projeto tem por finalidade disseminar a prática da Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina) seguindo os passos da Leitura, Meditação, Oração Contemplação e Ação. Para encerrar a manhã, Álvaro Tadeu, da Assessoria Pastoral, apresentou de forma sistematizada as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças avaliadas pelos diversos setores na caminhada Pastoral de 2017 e o Pe. Bianor Júnior, pároco de Ceará-Mirim, fez a análise dos dados apresentados.

À tarde, três aspectos foram colocados para discussão pela Assembleia. O primeiro foi a proposta da Pastoral Familiar de modificar a sistemática do Curso de Noivos, os quais passam a ser realizados trimestralmente: iniciando no sábado à noite e se estendo por todo o domingo encerrando com a missa das 16h na Igreja Matriz. O objetivo é que a preparação para os nubentes possa ser realizada de maneira a contemplar todos os temas sugeridos pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar. No segundo ponto, foi apresentado Aldo Nicácio como novo representante do Catecumenato Crismal em nível paroquial. Ele explanou uma nova dinâmica de formação para os catequistas, visando a permitir uma maior divulgação dos conteúdos que serão ministrados nos encontros mensais, os quais serão disponibilizados em uma plataforma digital além de conteúdos de aprofundamentos. Nesse contexto, foi formada uma comissão para sistematizar a proposta e apresentá-la no primeiro encontro do Conselho Pastoral Paroquial de 2018, em fevereiro. Por fim, o Pe. Bianor apresentou o formulário que deve ser preenchido pelas comunidades e grupos no que tange à realidade patrimonial da Paróquia onde precisam constar informações históricas (se possível), de bens móveis e imóveis e financeiras. Após estas discussões, os articuladores de setores foram chamados para simbolicamente aprovarem as propostas de ações discutidas e elaboradas no sábado do Plano Pastoral Paroquial de 2018.

O encontro foi encerrado com missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Foto: Cacilda MedeirosNo último sábado e domingo (09 e 10), Adriano Israel e José Henrique, coordenadores da Pastoral da Comunicação de Ceará-Mirim, estiveram reunidos com representantes de outras paróquias e o Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal no Centro Marista de Eventos em Extremoz para avaliar a caminhada da Pastoral em 2017 e traçar as diretrizes para 2018 em nível arquidiocesano.

O encontro contou com momentos de formação sobre a Espiritualidade do Agente da PASCOM, assessorado pelo Pe. Antonio Roberto, referencial da Pastoral para o Vicariato Urbano; na sequência, Adriano Israel apresentou a experiência do Projeto Cristonautas, que tem por objetivo difundir o Método da Leitura Orante da Bíblia. Ainda no sábado, apresentação de casos de sucesso da PASCOM nas áreas de transmissões ao vivo/WEBTV (Santa Cruz), Rádio (Taipu), Jornal Impresso (Santuário dos Mártires - Nazaré), Redes Sociais (São José de Mipibu) e Assinaturas da Revista A ORDEM (São Paulo do Potengi) e avaliação das atividades de 2017. À noite, momento de confraternização de  toda a equipe.

O domingo foi destinado a realização do planejamento por Vicariatos encerrando com missa presidida pelo Pe. Rodrigo Paiva, coordenador do Setor de Comunicação. Entre as novidades para 2018 estão a celebração dos 20 anos de atuação da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Natal e uma ação mais efetiva da Pastoral para difundir à Devoção aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.

 

Conforme acertado durante as celebrações em 2016, as missas de Natal e Ano Novo que costumeiramente aconteciam à meia-noite do dia 24 para o dia 25 de dezembro, e do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro, este ano serão realizadas a partir das 21h. De acordo com o Pe. Bianor Júnior, pároco de Ceará-Mirim, a mudança se deu principalmente para facilitar a participação dos fieis que moram em localidades mais distantes da Matriz. Vale ressaltar que a missa do ano novo (31/12) será precedida de momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento a partir das 20h, como vinha acontecendo nos últimos anos.

Página 1 de 25

Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação - Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (2017)

Área Restrita