Catequese e discipulado serão norte para ações pastorais de 2018

20 app2017No último fim de semana aconteceu a Assembleia Pastoral Paroquial, este ano de forma descentralizada. As atividades do sábado aconteceram nos setores territoriais e pastorais, enquanto o domingo cerca de 150 lideranças estiveram reunidas no Colégio de Santa Águeda para momento de formação e encaminhamentos. 

O tema central deste ano foi "Catequese: Caminho para o Discipulado", assessorado pelo Pe. Assis Inácio, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Serra Caiada. Em sua metodologia expôs alguns elementos do documento “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários", onde destacou a importância do querigma (1º anúncio) e da catequese em seu processo catecumenal. Na sequência, Netto Souza e o Seminarista Yago Carvalho apresentaram o projeto da Escola de Formação Litúrgica a ser desenvolvida inicialmente nos setores rurais. Serão encontros de formação para todos aqueles leigos que atuam ou desejam atuar nas celebrações de sua comunidade: leitores, ministros extraordinários da comunhão eucarística, músicos, coroinhas. Na oportunidade também foi apresentado Bruno Fernandes como novo coordenador paroquial da Pastoral Litúrgica.

Ainda, Adriano Israel, agente das pastorais Familiar e da Comunicação, apresentou o Projeto Cristonautas a partir de sua vivência no Encontro Cristonautas Internacional realizado em novembro na República Dominicana. O projeto tem por finalidade disseminar a prática da Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina) seguindo os passos da Leitura, Meditação, Oração Contemplação e Ação. Para encerrar a manhã, Álvaro Tadeu, da Assessoria Pastoral, apresentou de forma sistematizada as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças avaliadas pelos diversos setores na caminhada Pastoral de 2017 e o Pe. Bianor Júnior, pároco de Ceará-Mirim, fez a análise dos dados apresentados.

À tarde, três aspectos foram colocados para discussão pela Assembleia. O primeiro foi a proposta da Pastoral Familiar de modificar a sistemática do Curso de Noivos, os quais passam a ser realizados trimestralmente: iniciando no sábado à noite e se estendo por todo o domingo encerrando com a missa das 16h na Igreja Matriz. O objetivo é que a preparação para os nubentes possa ser realizada de maneira a contemplar todos os temas sugeridos pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar. No segundo ponto, foi apresentado Aldo Nicácio como novo representante do Catecumenato Crismal em nível paroquial. Ele explanou uma nova dinâmica de formação para os catequistas, visando a permitir uma maior divulgação dos conteúdos que serão ministrados nos encontros mensais, os quais serão disponibilizados em uma plataforma digital além de conteúdos de aprofundamentos. Nesse contexto, foi formada uma comissão para sistematizar a proposta e apresentá-la no primeiro encontro do Conselho Pastoral Paroquial de 2018, em fevereiro. Por fim, o Pe. Bianor apresentou o formulário que deve ser preenchido pelas comunidades e grupos no que tange à realidade patrimonial da Paróquia onde precisam constar informações históricas (se possível), de bens móveis e imóveis e financeiras. Após estas discussões, os articuladores de setores foram chamados para simbolicamente aprovarem as propostas de ações discutidas e elaboradas no sábado do Plano Pastoral Paroquial de 2018.

O encontro foi encerrado com missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação - Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (2017)

Área Restrita